Arquitetura moderna: entenda as características e veja exemplos

Foto: Reprodução/Internet

Quem nunca buscou por referências da arquitetura moderna na hora de fazer um projeto de decoração?

Parte do movimento modernista do fim do século XIX e início do século XX, esse período foi marcado por uma forte mudança de mentalidade da sociedade, principalmente influenciada pela Revolução Industrial.

Isso afetou as mais diversas áreas culturais: arte, música, fotografia, e até a forma de compor ambientes e construções na arquitetura e na engenharia.

E, como a arquitetura tem tudo a ver com design de interiores e iluminação, a Klaxon hoje traz um conteúdo apenas sobre a arquitetura moderna!

Confira abaixo quais as principais características desse período marcante, e de que forma ela influencia, até hoje, outros movimentos da arquitetura, que impactam diretamente as tendências de projetos de decoração e iluminação.

Boa leitura!

Arquitetura moderna e iluminação

Antes de falarmos sobre como a iluminação é disposta em projetos inspirados na arquitetura moderna, é importante entender como funciona o design nesse movimento artístico.

A arquitetura moderna é caracterizada por elementos simples, combinados para trazer composições nunca antes pensadas.

É comum nesse estilo arquitetônico que seja forte a presença de componentes geométricos que quebram padrões, dando destaque para a construção em si, com a valorização da grandeza.

As construções aqui costumam ter pé-direito alto, ambientes amplos e uma ornamentação que tem como objetivo chamar a atenção para um minimalismo que não traz a sensação de vazio, e sim e sofisticação e simplicidade.

Por isso, em projetos inspirados pela arquitetura moderna, é muito comum que seja valorizada a iluminação natural.

Nesses ambientes amplos são priorizadas grandes janelas, que abrem espaço para a entrada da luz do sol para destacar a mobília e objetos decorativos.

Além disso, a arquitetura moderna defende que a luz natural é sinônimo de criatividade e aconchego, tornando espaços assim projetados para surpreender e inspirar.

Ainda assim, o que torna a arquitetura moderna tão próxima da iluminação é a facilidade desse tipo de construção combinar a luz natural com a artificial.

Aqui, a luz artificial é pensada para destacar cores do ambiente, bem como os poucos detalhes da decoração, sempre abrindo espaço para a proposta do ambiente: luzes brancas para estímulo, luzes amarelas para descanso.

Como surgiu a arquitetura moderna?

A arquitetura moderna surgiu trazendo a combinação entre os ideais da Idade Moderna e as influências dos novos meios de produção da Revolução Industrial.

Isso quer dizer que a arquitetura moderna carregava uma forte mensagem advinda das transformações tecnológicas que marcaram o mundo no início do século XX.

Indo completamente na direção oposta das construções dos movimentos até então tidos como padrões naquela época, a arquitetura moderna trazia seus ares de vanguarda ousando com espaços abertos, fachadas sem divisórias, terraços-jardins, pilotis, e outros exemplos.

No Brasil, um dos principais nomes da arquitetura moderna foi Oscar Niemeyer, bem como Lina Bo Bardi e Lúcio Costa.

Arquitetura moderna: características

Casa com área externa representando Arquitetura Moderna

Foto: Reprodução/Internet

Trazendo da Alemanha e colocando em prática os ensinamentos da Escola Bauhaus nas construções da época, a arquitetura moderna é marcante pelo uso de materiais pré-fabricados para apresentar obras geométricas e de linhas retas.

Confira abaixo as principais características da arquitetura moderna:

Funcionalidade

Nesse movimento arquitetônico, a praticidade e a funcionalidade dos ambientes são muito valorizados.

Não existe espaço para adornos exagerados e objetos decorativos que apenas preenchem o ambiente, sem um propósito definido que não seja uma ostentação.

Na arquitetura moderna, toda a estrutura e proposta do local é de oferecer ambientes práticos, simples, com forte apelo para o “menos é mais”.

Linhas retas

A simplicidade das linhas retas e dos traços bem definidos são a marca registrada da arquitetura moderna.

É mais que comum encontrar construções com linhas bem estruturadas na horizontal e na vertical, produzindo uma estética limpa e com aspecto firme.

Integração de ambientes

Fazendo a combinação perfeita entre a arquitetura e a natureza, as construções nesse estilo de construção gostam de integrar os ambientes para promover vistas incríveis e valorizar o paisagismo.

Principalmente pelo uso do vidro, os ambientes passam a se integrar mantendo uma divisão, e a arquitetura moderna consegue unir espaços internos e externos com nunca antes visto.

Figuras geométricas

Talvez a característica mais marcante da arquitetura moderna, o uso de figuras geométricas é muito presente nesse movimento.

Isso fica bem forte nas formas dos prédios e demais construções, que carregam linhas simples para formar ambientes amplos e decorados com muitos elementos geométricos.

Isso se faz presente, também, na iluminação, por meio de luminárias nas formas das figuras geométricas, decorando o ambiente e cumprindo seu papel no projeto luminotécnico.

Ambientes iluminados

Sala de estar moderna, com uma luminária simbolizando iluminação na Arquitetura moderna

Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Para destacar os elementos e detalhes do projeto arquitetônico, bem como trazer cenários diferentes e que valorizem essa mistura da natureza com o concreto, a iluminação natural é muito utilizada na arquitetura moderna.

Os ambientes são sempre amplos, com forte presença dos vãos livres, que promovem áreas de respiro e que, consequentemente, oferecem mais luz.

Quando em espaços mais fechados, as luminárias na arquitetura moderna são usadas para destacar elementos no ambiente, sempre com muita funcionalidade e praticidade.

Além disso, as luminárias são essenciais para trazer aconchego para os ambientes, de acordo com a proposta de cada um.

Vem conhecer nossas luminárias de mesa e abajures, você irá se surpreender! Clique aqui!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre a arquitetura moderna e de que forma ela se alia à iluminação para apresentar ambientes que valorizam a funcionalidade, a amplitude e as formas geométricas.

Se você pensa em usar a arquitetura moderna como referência para inspirar seu projeto de decoração, busque por uma proposta que carregue objetivos mais minimalistas e práticos.

Na iluminação, faça uso de luminárias geométricas, abajures e spots direcionados para objetos decorativos específicos, sem muitos adornos.

Conte com a Klaxon na hora de escolher a luminária perfeita para o seu projeto de decoração!

Se esse artigo foi útil para você, não esqueça de compartilhar com outras pessoas que possam se interessar!

Para mais dicas e informações sobre arquitetura, design e iluminação, acesse o blog completo da Klaxon, clicando aqui.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp