Tipos de luminária: conheça mais e escolha o seu favorito

Foto: Reprodução/@huganprojetos e @klaxonbrasil

A hora de escolher quais dos tipos de luminária usar para o seu projeto de decoração pode ser um momento um tanto complicado – afinal, como não se perder no meio de tantas opções?

A decisão da luminária certa para o ambiente depende de uma série de fatores, como a proposta do cômodo, o resultado do projeto de iluminação, e o tipo de decoração presente ali.

Vale também uma consulta com um profissional especializado, como um arquiteto ou um design de interiores.

Ainda assim, o que acha de conferir umas referências de tipos de luminária, para começar a escolher seus favoritos?

A Klaxon, especialista em luminárias, preparou um guia especial para você conhecer mais sobre os diversos tipos de luminárias disponíveis no mercado.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Tipos de luminária: a importância da iluminação na decoração

Muitas vezes, a iluminação é uma parte deixada de lado em um projeto de decoração.

Muita gente acaba subestimando o poder que uma boa iluminação pode ter sobre o ambiente, proporcionando sensações únicas e evidenciando espaços importantes do cômodo ou da residência como um todo.

É justamente um planejamento assertivo da iluminação que evita que ambientes fiquem pouco iluminados ou muito iluminados, problema comum quando o ambiente não recebe a devida atenção à sua iluminação.

A proposta do ambiente também deve ser levada em consideração na hora de escolher a iluminação, que deve ser confortável para as atividades a serem realizadas ali.

Dependendo do tipo de decoração escolhido para o ambiente, a luminária também pode ter uma função importante, evidenciando objetos da decoração, ou dando o destaque necessário para algum ponto específico do cômodo.

Em suma, é preciso sempre ter em mente que a iluminação deve ser prática para o dia a dia, sem deixar de lado a estética.

Tipos de luminárias: quais existem?

Antes de conhecer quais os tipos de luminárias mais utilizados, é importante já ter em mente qual o tipo de iluminação vai ser mais adequada para o seu ambiente.

Os principais tipos de iluminação presentes nos projetos luminotécnicos são:

  • iluminação direta, com o foco de luz direcionado;
  • iluminação indireta, a que se espalha pelo ambiente;
  • iluminação difusa, onde a lâmpada fica no meio do cômodo;
  • iluminação linear, em que a iluminação do ambiente é feita por linhas contínuas de luz;
  • iluminação de orientação, que é responsável por guiar o fluxo de pessoas em determinado espaço, como corredores e escadas;
  • iluminação decorativa, que é usada para destacar objetos da decoração de determinado espaço, tendo mais função estética.

Existem vários modelos de luminárias que se encaixam em todas essas categorias de iluminação, e a gente listou abaixo os principais, que podem se adequar ao seu projeto e à proposta decorativa do seu ambiente.

Quer conhecer variados tipos de luminárias? Confira abaixo:

Pendentes

 Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil


Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Um modelo forte nas tendências de decoração atuais, as luminárias pendentes são versáteis o suficiente para estarem em ambientes mais sociais, como sala ou cozinha, e espaços mais íntimos, como os quartos.

Os pendentes são um tipo de luminária para teto, fixa na laje ou no forro do cômodo, suspensa por um fio que a deixa, como o nome sugere, pendente.

Quanto maior a distância entre o pendente em si e o teto, mais se reforça a função desse tipo de luminária de chamar a atenção para determinado ponto do ambiente.

Por isso, é comum ver pendentes longos iluminando mesas e bancadas, trazendo o foco para essa parte da composição do ambiente.

Variados, os pendentes trazem sofisticação e descontração, dependendo da proposta, e podem ou não ter cúpula.

A Klaxon é especialista em luminárias pendentes e tem o modelo certo para o seu projeto; clique aqui para conferir nosso catálogo!

Luminárias de chão

Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Também chamadas de luminárias de piso ou de coluna, as luminárias de chão são responsáveis por oferecer um ambiente iluminado diretamente, ou mesmo servir como complemento para a iluminação indireta – tudo depende da sua criatividade.

No geral, esse é um dos tipos de luminária que é indicado para todos os ambientes, trazendo uma atmosfera acolhedora e intimista.

Além disso, elas são uma opção prática para iluminar ambientes: elas não dependem de uma instalação fixa, nem de um apoio para a sua sustentação, bastando só posicionar e ligar.

São perfeitas como iluminação ao lado da cama, perto de poltronas de leitura, e ainda podem ser combinadas nas mais variadas cores e modelos.

Spots

Os mais novos queridinhos da iluminação, os spots são um perfeito exemplo de luz direcionada, criando pequenos focos de luz.

Eles são o exemplo perfeito de iluminação direta, além de poderem ser complementares em projetos de iluminação indireta, e ainda auxiliam em espaços que precisam de iluminação de orientação; os spots são super versáteis!

Além disso, nos projetos de iluminação para residências, eles são os favoritos para uma iluminação decorativa, sendo instalados para destacar um móvel, um quadro, ou um objeto de decoração, dependendo da proposta do ambiente.

Perfis de LED

Nova tendência nos projetos, os perfis de LED são um dos tipos de luminárias mais escolhidos atualmente, justamente por sua versatilidade e modernidade.

Eles carregam a função de transformar o ambiente carregando uma perspectiva minimalista e sofisticada, garantindo mais elegância para o cômodo.

Os perfis de LED podem ser aplicados em móveis, paredes, e até no piso, sempre com a proposta de difundir a iluminação e torná-la mais agradável aos olhos nas atividades ali naquele ambiente.

Luminárias de mesa

Os conhecidos abajures são outro dos tipos de luminárias que fazem sucesso no momento de escolher a decoração para o ambiente.

É um tipo de luminária que não é fixada, precisando de um apoio plano, como uma mesa, para funcionar e garantir a sua proposta, que é trazer uma iluminação direta ou indireta, de acordo com o projeto do ambiente.

Quando a luminária de mesa for direta, é muito indicada para espaços onde serão realizadas atividades de concentração, como estudos ou trabalho – logo, é comum encontrar luminárias de mesa em escritórios e salas de estudos.

Já quando a proposta for de uma iluminação indireta, as luminárias de mesa são usadas para oferecer uma atmosfera mais aconchegante para o ambiente.

Arandelas

A arandela é um dos tipos de luminárias de parede, podendo ser fixada ou embutida.

Podemos destacar também, a versatilidade das arandelas, que podem oferecer uma iluminação direta, com sua lâmpada aparente, indireta, com uma placa para que a luz saia rente à parede, ou até difusa, quando ela conta com uma placa de acrílico ou de vidro.

É importante analisar a proposta do ambiente antes de utilizar uma arandela, justamente para se certificar de que ela vai atender às expectativas previstas.

Por isso, indica-se também a realização de um projeto luminotécnico antes da escolha.

Procurando por tipos de luminária? A Klaxon tem todos: confira nossos modelos e faça a melhor escolha para o seu projeto de iluminação!

Conclusão

Agora você já conhece os diversos tipos de luminárias que podem ser escolhidas no seu projeto de iluminação!

Com as mais variadas propostas e funcionalidades, vai ser difícil apenas escolher uma só.

Conte com a Klaxon na hora de adquirir a luminária perfeita para o seu projeto.

Para mais dicas de iluminação, acesse o blog completo da Klaxon, clicando aqui.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp