Luminotécnica: o que é e como aplicar com estratégia nos seus projetos

Foto: Reprodução/@victoria.arquiteta e @klaxonbrasil

Parte importante dos projetos de iluminação, a luminotécnica é um estudo que traz ainda mais assertividade para os resultados de planejamentos de iluminação de interiores e áreas específicas da arquitetura.

O estudo da luz artificial é tão antigo, e tem tanto impacto na civilização, que as práticas derivadas da luminotécnica não são atuais, vindo antes mesmo de a sociedade conseguir transformar energia elétrica em energia luminosa.

Hoje, esse método ganha cada vez mais importância, fazendo parte de projetos de iluminação em todos os âmbitos.

Quer saber mais sobre a luminotécnica e de que forma ela vai mudar a entrega dos seus projetos? Veio ao lugar certo!

A Klaxon preparou esse conteúdo especial, com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é luminotécnica?

Definimos como luminotécnica os estudos e técnicas aplicadas ao planejamento da iluminação artificial de um ambiente, considerando suas necessidades e propostas.

Logo, é por meio dessa prática que o projetista responsável consegue identificar os melhores pontos de posição de uma luminária, bem como sua intensidade, e até contribuir com a economia de energia.

Qual a importância da luminotécnica?

Esse estudo tem como objetivo a utilização da luz de acordo com as necessidades de cada ambiente.

Logo, ela traz uma série de benefícios para quem investe na técnica, destacando a sua importância em projetos de iluminação, como:

  • aprimorar a estética de um projeto;
  • reduzir custos e trazer maior eficiência elétrica;
  • trazer destaque a pontos importantes do ambiente;
  • trazer a sensação de diferentes atmosferas nos espaços;
  • oferecer maior conforto visual para as atividades a serem desempenhadas naquele ambiente;
  • e muito mais.

Como fazer o cálculo luminotécnico?

Parte do estudo da luminotécnica é baseado na realização do cálculo luminotécnico.

Ele é o estudo feito antes do início do projeto de iluminação do ambiente, trazendo uma implementação mais assertiva das práticas luminotécnicas.

Por meio da técnica dos lúmens ou do método das intensidades luminosas, o cálculo luminotécnico é realizado com o auxílio de softwares que levam em consideração uma série de fatores do ambiente, em busca do resultado perfeito em iluminação de um espaço.

Para saber tudo sobre o cálculo luminotécnico, confira nosso artigo exclusivo sobre o assunto, clicando aqui.

O que deve conter em um projeto luminotécnico?

Foto: Reprodução/@vfstudiodesign/@klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@vfstudiodesign/@klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@vfstudiodesign e @klaxonbrasil

Uma série de fatores devem ser considerados durante a aplicação das práticas luminotécnicas de um projeto.

Listamos abaixo os principais deles:

  • identificar o consumo de energia do ambiente;
  • compreensão do projeto arquitetônico por completo;
  • considerar possibilidades de automação energética no espaço;
  • analisar e compreender as particularidades de cada instalação;
  • analisar e compreender a disposição do mobiliário do ambiente, bem como a sua proposta;
  • entre outros tópicos.

É por meio do projeto luminotécnico, também, que o especialista consegue indicar quais os tipos de luminárias mais se encaixam com a proposta de iluminação do local, variando entre as diversas considerações acerca de lâmpadas, como a iluminância, a potência elétrica, o IRC, e diversas outras.

Exemplos de projeto luminotécnico

Para ilustrar melhor de que forma se aplicam as técnicas da luminotécnica, separamos breves explicações sobre como esse estudo se aplica aos mais variados ambientes de uma residência; confira abaixo:

Sala de estar

Para que o espaço seja iluminado da forma correta, que é por meio de uma iluminação uniforme e sem contrastes, é feito um projeto luminotécnico para a melhor aplicação de uma iluminação mais tradicional.

Geralmente, em salas de estar são utilizadas iluminações difusas, centralizadas no ambiente.

Ainda assim, existem salas de estar com propostas de destacar algum ponto do cômodo por meio da iluminação direta – e é aqui que entra a luminotécnica, trazendo o equilíbrio entre os dois tipos de iluminação.

Quarto

Uma iluminação indireta e mais intimista costuma ser o tipo mais usado em projetos para quartos.

É preciso do estudo luminotécnico, aqui, para saber a melhor forma de rebater o fluxo luminoso para que ele se espalhe pelo ambiente de maneira funcional, trazendo aconchego e conforto.

Além disso, deve ser considerada a iluminância do ambiente, que não costuma passar de 150 lux para quartos – e é a luminotécnica a responsável por isso.

Banheiro

Iluminação uniforme e intensa é a mais considerada em um projeto luminotécnico para banheiros.

Aqui, a luminotécnica se faz indispensável para a harmonia entre os diversos tipos de luminárias a serem usadas no cômodo.

Por exemplo: a luz no espelho deve ser diferente da luz usada no espaço da ducha, por ser uma área que demanda melhor iluminação – inclusive, a emissão de luz recomendada aqui é de 300 lux.

O projetista responsável fica por conta de escolher uma iluminação que não ofereça sombras e entregue o melhor resultado possível.

Escritório

Foto: Reprodução/@victoria.arquiteta e @klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@victoria.arquiteta e @klaxonbrasil

Para a escolha de uma iluminação que leve em consideração fatores importantes para a luz no escritório, a luminotécnica é indispensável.

Isso porque é esse estudo que analisa a temperatura de cor mais indicada para o cômodo, além de se atentar para as formas de distribuição de luz no escritório.

Fazendo uso da luz indireta, esse estudo é essencial para que o espaço não traga desconforto visual, comprometendo o trabalho.

Depois de saber como funciona a luminotécnica e sua importância, agora só escolher as luminárias mais adequadas para o seu projeto, certo?

Conte com a Klaxon nessa escolha! A gente tem o catálogo mais completo da área, e a luminária perfeita para o seu projeto. 

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre a luminotécnica?

Já deu para perceber o quanto essa prática é importante para os projetos de iluminação de residências e corporativos, certo?

Ainda, ela é usada em larga escala, para compreender as necessidades de iluminação de grandes projetos, como museus, igrejas e shoppings centers.

O profissional responsável por esse estudo é o lightening designer, e é ele quem deve estar a frente da aplicação da luminotécnica em projetos de iluminação.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para mais dicas e informações de iluminação e decoração, acesse o blog completo da Klaxon, clicando aqui.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp