Tipos de iluminação para sala: saiba quais são

Foto: Reprodução/Pinterest

Na hora de escolher a melhor iluminação para o projeto da sua sala, é importante levar em consideração uma série de fatores para realizar a escolha mais assertiva.

E essa tarefa pode ser um pouco complicada, uma vez que existem diversos tipos de iluminação para sala, com funcionalidades e propósitos diferentes.

Para que você não se confunda na hora de realizar o seu projeto, a Klaxon, especialista em luminárias, preparou esse conteúdo especial para você!

Conheça os principais tipos de luminárias, tire suas dúvidas, e inspire-se com o nosso guia completo sobre iluminação para sala, para você dar luz às melhores ideias na hora de projetar ou reformar a sua residência.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Tipos de iluminação para sala: como deve ser a luz da sala de estar?

O primeiro passo na hora de escolher como deve ser a iluminação da sua sala, é definir qual vai ser o propósito desse ambiente.

Isso porque a sala pode cumprir com diversas funcionalidades, dependendo da casa e da personalidade do proprietário, que traz toda a originalidade e autenticidade para o projeto de iluminação.

Independentemente da sua sala ser um espaço para TV, refeições, reunir os amigos e familiares ou outros momentos afins, a sala deve ser sempre um local aconchegante, receptivo e iluminado na medida certa.

Levar em consideração o conforto visual e a valorização do ambiente é essencial, antes mesmo de conhecer os tipos de iluminação para sala e decidir qual deles é o mais indicado para a proposta do cômodo.

Luz natural X luz artificial

Uma dica unânime entre todos os arquitetos, designers de interiores e projetistas, é recorrer à luz natural sempre que possível.

Mas isso não diminui o poder da luz artificial, nem desvaloriza sua funcionalidade, que pode ser até mais indicada que a luz do dia em alguns casos.

O segredo, aqui, é saber harmonizar ambos os tipos, conferindo ao projeto uma iluminação ainda mais completa, e com melhor custo-benefício.

Para a iluminação da sala, procure por um equilíbrio entre os dois tipos de iluminação, distribuindo de maneira assertiva a luz em todo o cômodo.

Sempre valorize a presença das janelas, organizando a mobília de modo a valorizá-la, mas sem que ela danifique móveis e objetos decorativos.

Além disso, um cálculo luminotécnico do espaço é essencial, justamente para entender onde as luzes devem ser posicionadas e de que forma: direcionadas ou não, qual a coloração, e demais outros critérios importantes.

Dicas de diferentes tipos de iluminação para sala

Pronto para se inspirar com dicas de tipos de iluminação para sala?

Temos certeza de que uma dessas referências vai ser perfeita para o seu projeto!

Confira abaixo a lista que a Klaxon preparou:

Perfis de LED

Por sua proposta extremamente versátil e moderna, os perfis de LED estão muito na moda!

Elas são luminárias com design fino e minimalista, compridas e com acabamento em alumínio, além de contarem com um difusor translúcido na sua parte da frente.

Como se fossem uma versão mais sofisticada das fitas de LED, elas oferecem uma valorização incrível ao ambiente, difundindo o brilho do LED de maneira intensa, contribuindo com elegância para qualquer projeto de iluminação.

Spot de trilho 

Tendência nos mais variados projetos de arquitetura e design de interiores, o spot de trilho é um dos tipos de iluminação para sala mais escolhidos pelo público.

Aqui, estamos falando da luminária em que as lâmpadas ficam suspensas, presas em uma barra que é eletrificada e que pode comportar quantas lâmpadas você desejar para a sua sala.

O spot de trilho é perfeito para uma atmosfera aconchegante e, ao mesmo tempo, moderna, focando em pontos específicos do ambiente e sendo uma excelente opção de luz indireta.

Com o avanço da tecnologia nos projetos de iluminação, os spots de trilho agora contam com atualizações que possibilitam a sua instalação nos mais variados tipos de teto, podendo ser usados em madeira e, muitas vezes, até no gesso.

Além disso, os novos modelos mais delicados, em um design mais fino e sofisticado, podendo ser usados nas mais variadas propostas.

Luminárias pendentes

Foto: Reprodução/@arq.marinabarra e @klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@arq.marinabarra e @klaxonbrasil

Um modelo que nunca sai de moda, as luminárias pendentes são um toque de elegância para qualquer ambiente; por isso, elas não podem ficar de fora da nossa lista com tipos de iluminação para sala!

As luminárias pendentes são peças que suspendem a lâmpada, presa ao teto e podendo estar direcionada para determinados móveis ou objetos.

Dependendo do seu projeto, você pode escolher entre os mais variados tipos de luminárias pendentes, como:

  • pendente armado;
  • pendente com cúpula;
  • pendente com soquete;
  • entre outros.

Arandelas

Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@leticiafariainteriores e @klaxonbrasil

Luzes fixadas na parede, as arandelas são usadas para fornecer luzes de fundo e, também luzes difusas, dando um toque todo especial ao ambiente.

Elas tornam todo o espaço muito mais sofisticado e requintado, e, com o projeto luminotécnico feito de maneira assertiva, elas oferecem a possibilidade de destacar objetos e pontos no ambiente, bem como esconder possíveis defeitos na estrutura do local.

Combine diferentes tipos de iluminação para sala

Conheça abaixo de que forma as estratégias de iluminação se diferem umas das outras, ajudando você a entender qual delas é a melhor opção para o seu projeto:

Luminárias de mesa

Foto: Reprodução/@victoria.arquiteta e @klaxonbrasil

Foto: Reprodução/@victoria.arquiteta e @klaxonbrasil

Marcando presença não só nas salas de estar, mas em ambientes como quartos e escritórios, as luminárias de mesa são um dos tipos mais comuns de iluminação para sala.

Com a escolha assertiva da luminária para ser complemento ao móvel, ela pode garantir, além da funcionalidade, um apelo estético, fazendo parte da decoração do ambiente.

Luz direta

Aqui, o propósito é trazer a luz para um ponto específico, destacando uma mobília, um cantinho do ambiente, e outras estratégias que posicionam a iluminação de maneira assertiva.

Dependendo da proposta da sua sala, a luz direta pode ser um diferencial interessante!

Luz indireta

Indo no oposto do tipo anterior, a luz indireta é a que não é o principal elemento do ambiente, nem a que tenta destacar algum ponto importante no espaço.

Logo, a luz indireta é indicada para uma iluminação mais abrangente, indicada para paredes e superfícies claras, que ajudam a propagar essa modalidade de iluminação.

Luz difusa

Talvez o tipo de iluminação mais indicada para a sala, a luz difusa ajuda a deixar qualquer ambiente mais intimista e confortável.

Esse é um dos tipos de iluminação para sala que trazem elementos como abajures e cúpulas para compor o ambiente, trazendo o conforto e a elegância necessários para que o projeto da sala seja um sucesso.

Procurando por um tipo de iluminação para sala? A Klaxon tem todos! Clique aqui para conferir nosso catálogo.

Conclusão

Agora você já tem boas dicas de tipos de iluminação para sala!

Aproveite esse conteúdo para se inspirar para o seu projeto de iluminação, não só na sala, mas na casa toda: com toda a personalidade que o seu cantinho merece ter!

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas.

Para mais dicas e informações, acesse o blog completo da Klaxon.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp