Dicas de iluminação: saiba como destacar um ambiente

Foto: Reprodução/ Pinterest

Uma das ferramentas mais eficazes para valorizar e transformar um ambiente é a iluminação.

Ela cumpre com diferentes propósitos de acordo com a posição escolhida, bem como traz mais beleza, conforto e um aspecto mais intimista ao cômodo escolhido.

Por isso projetos de iluminação são tão importantes: eles são responsáveis por garantir que o espaço conte com a iluminação mais adequada para a sua proposta, além de trazer a força estética e o custo-benefício.

Querendo dicas de iluminação para a sua casa? Veio ao lugar certo!

A equipe da Klaxon preparou um conteúdo especial sobre esse assunto, para tirar suas dúvidas e inspirar a decoração do seu ambiente.

Acompanhe até o final e boa leitura!

A sua busca por luminárias para a casa acaba aqui; confira os modelos disponíveis no site da Klaxon!

Como planejar a iluminação de um ambiente?

Um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença em uma residência, escritório, ou qualquer outro tipo de ambiente.

Isso porque esse segmento da arquitetura abre uma série de possibilidades, levando a muitos resultados que dependem da necessidade do cliente e suas expectativas para o espaço projetado.

No entanto, o planejamento costuma seguir o mesmo padrão: o descrevemos abaixo para que você saiba como planejar a iluminação de um ambiente.

Pense na sensação que deseja passar

O primeiro passo é imaginar a utilidade do espaço em questão: qual a finalidade dele? Quais momentos você espera viver naquele ambiente?

Ter isso em mente ajuda a visualizar qual o tipo de iluminação mais adequada com relação à perspectiva do local.

Espaços que demandam uma iluminação mais central, por exemplo, como um espaço de leitura na sala ou o foco em um objeto de decoração, contam com uma iluminação diferente de uma sala de jantar, onde as luzes usadas devem compreender quase o ambiente todo.

Conheça as lâmpadas inteligentes

Uma tecnologia que chegou para ficar, o uso das lâmpadas inteligentes marca presença em várias residências atualmente, com funcionalidades que otimizam a rotina dos moradores.

De várias marcas, as lâmpadas inteligentes trazem um aspecto inovador para o ambiente, com opções de mudança de cor, além de controle remoto por meio do aplicativo que fica no smartphone do morador.

Parte da proposta da automação residencial é justamente esse controle à distância, trazendo ainda facilidades como regular a temperatura e intensidade da luz.

Harmonize cor e iluminação

Tonalidades trazem sensações diferentes, e é esse o principal motivo de a iluminação estar de acordo com a cor do ambiente.

Um bom exemplo é a forma como a luz influencia em uma cor: se a parede do seu cômodo for azul e a luz escolhida for amarela, o resultado da pintura pode variar em algum tom de verde.

Paredes claras demandam uma iluminação específica para que o ambiente proporcione uma sensação maior de amplitude, tons mais escuros absorvem mais a iluminação, e vão depender de um maior consumo de energia.

Leve tudo isso em consideração antes de garantir as lâmpadas para a sua casa!

Pense no custo-benefício

É importante lembrar, também, que um projeto de iluminação demanda investimento financeiro – além do gasto com a conta de energia elétrica.

Por isso, na hora de escolher qual o tipo de iluminação para a sua casa, opte por lâmpadas de LED.

Além de serem sustentáveis e de longa duração, elas são mais econômicas, impactando menos o bolso na hora das contas.

Dicas de iluminação: luz natural X luz artificial

Dependendo da proposta e da funcionalidade do lugar a ser iluminado, a luz natural pode se encaixar melhor do que a artificial, e vice-versa.

Por isso, quando são presentes conceitos mais sustentáveis e econômicos, a luz vinda de fora acaba sendo uma opção mais compatível.

Em contrapartida, para ambientes mais intimistas, com a proposta de valorizar decorações ou atividades em determinado ambiente, a luz artificial se encaixa melhor.

Qual a iluminação correta?

A verdade é que não existe um tipo de iluminação correta – apenas a que melhor se encaixa com o propósito de cada ambiente, transformando-o ou complementando.

Ainda, é possível aproveitar o melhor dos dois tipos de iluminação e fazer uma conversa entre ambos, com resultados surpreendentes!

Dicas de iluminação residencial por ambiente

Abaixo, separamos algumas dicas de iluminação de acordo com os cômodos da casa, para inspirar você a transformar o seu lar!

Confira:

Dicas de iluminação para a sala

Reprodução | Estúdio DG Arquitetura

Foto: Reprodução | Estúdio DG Arquitetura

Tanto para uma sala de TV quanto para uma sala de estar, a atmosfera a ser passada por esse ambiente é sempre de aconchego.

Isso vale, também, para a iluminação escolhida para a sala.

Aqui, a luz indireta é uma excelente escolha: evitando problemas como o ofuscamento, a luz ainda rebate no teto, evitando o direcionamento do olhar para as lâmpadas e, ainda assim, mantendo o cômodo iluminado e confortável.

Além disso, iluminação em tons quentes é a opção mais indicada para as luzes da sala.

Dicas de iluminação para quarto

Reprodução | IS Arquitetura e Interiores

Foto: Reprodução | Pinterest

O quarto é um cômodo sinônimo de aconchego, repouso e descanso, e a iluminação desse espaço deve estar de acordo com essas características essenciais.

Aqui, o uso de luzes ajustáveis é uma aposta muito assertiva, adequando a luminosidade do ambiente para o clima que for desejado.

Além disso, o uso de luminárias e abajures, além de combinarem com o ambiente, ajudam a distribuir as fontes de luz do quarto.

Na hora de iluminar o quarto, também vale a dica de misturar um pouco a luz artificial com a luz natural, investindo nas janelas e cortinas.

Dicas de iluminação para cozinha

Dicas de iluminação/cozinha

Foto: Reprodução | Pinterest

Na cozinha, é muito interessante valorizar ao máximo a iluminação natural.

Além disso, as luzes direcionadas por meio de spots ajudam a compor o ambiente com muito mais nitidez e funcionalidade, iluminando bem pontos específicos como pia, armários mais altos e espaços afins.

Fitas de LED dão boas escolhas para iluminar as prateleiras, armários e bancadas.

Buscando pelas melhores opções de luminárias para a sua casa? Confira o catálogo completo da Klaxon clicando aqui!

Conclusão

Agora você já tem muitas dicas de iluminação para investir nessa parte da decoração da sua casa!

Transformando por completo um ambiente, um projeto de iluminação é uma excelente forma de trazer muito mais sofisticação e funcionalidade para os cômodos da sua casa.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!
Para mais dicas de decoração e design de interiores, acesse o blog completo da Klaxon.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp