Foto: Reprodução/ Pinterest
Na hora de decorar ou redecorar a casa, o que mais queremos é que ela carregue a nossa personalidade e reflita nossa identidade em cada cantinho do ambiente.
E o que não faltam por aí são fontes de referências para ajudar a compor os gostos e preferências: mesclando tendências, cores e mobílias, cada cômodo se torna único e cheio de história.
Porém, se você veio até esse post, é porque ainda não sabe bem qual dos estilos de decoração de interiores mais combina com o seu cantinho, certo?
Além de pensar na parte estética, é preciso se atentar para a funcionalidade e o custo-benefício do estilo escolhido.
Para ajudar você a tomar a decisão mais assertiva na hora de decorar a sua casa, a equipe Klaxon preparou esse guia completo sobre estilos de decoração de interiores!
Fique por dentro de tudo e tire suas dúvidas, acompanhando nosso artigo até o final.
Boa leitura!
O famoso estilo que nunca sai de moda, o estilo clássico é aquele que traz ares do passado, apesar de não ficar limitado a exatamente um período.
As palavras-chave aqui são sofisticação e elegância, perfeito para quem busca por um visual mais luxuoso.
O estilo clássico se caracteriza, principalmente, por contrastes entre as cores das paredes e objetos, além de itens volumosos como tapetes e almofadas, e acessórios chamativos.
Ou seja, se você gosta de pendentes, colunas de mármores, espelhos grandes e ornamentos com flores, esse estilo vai ficar perfeito na sua decoração!
O moderno é sempre versátil: é aquele que agrada a maioria das pessoas e que vai bem em praticamente qualquer ambiente.
Aqui, o ponto principal é a funcionalidade, compondo o espaço com mobília e objetos que trazem simplicidade e praticidade para a rotina no ambiente.
São características principais de um ambiente em estilo moderno:
Um dos estilos de decoração de interiores mais escolhidos, o moderno é sempre uma tendência!
Como a própria definição da palavra, o estilo contemporâneo é aquele que acompanha as tendências do seu tempo.
Esse estilo caminha na linha tênue entre a estética e a funcionalidade, valorizando o design ao mesmo tempo que o equilibra com a praticidade no ambiente.
As superfícies no estilo contemporâneo trazem o vidro liso, o cimento queimado e o inox, além de compor o ambiente com elementos e tecidos leves que passam a sensação de conforto e aconchego, com muita sofisticação.
As paredes são sempre neutras, e a cor do ambiente vem dos itens decorativos: almofadas, persianas, tapetes e outros itens em tons mais vibrantes.
No estilo contemporâneo, a iluminação é um tópico de muito destaque.
Aqui, o projeto de iluminação valoriza os pontos focais da decoração: as luzes são direcionadas, muitas vezes em quadros e esculturas, e abundantes de forma estratégica, além de ser comum encontrarmos a valorização da iluminação em estruturas como:
Quando optar pelo estilo contemporâneo de decoração, deixe o projeto de iluminação com quem entende: a Klaxon oferece as melhores opções para iluminação de cômodos.
Para os que buscam uma proposta de decoração menos consumista e, ainda assim, funcional, o minimalista é um dos estilos de decoração de interiores mais adequado.
A estética é bem clean: cores mais leves, poucos móveis e objetos decorativos, tudo com muito desapego e, mais ainda, organização.
A ideia é valorizar a iluminação natural e trazer mais amplitude para o ambiente, com o uso da madeira, alumínio, texturas, geometrias e sem estampas.
Aqui, o menos é mais!
O estilo rústico se caracteriza pelo uso de móveis e elementos decorativos que remetem ao natural e ao simples.
Com tons mais terrosos, variando entre o marrom e o avermelhado, o estilo rústico se baseia nas antigas casas do período colonial, que passam uma atmosfera mais amena e cheia de aconchego.
Apesar de fazer muito uso da pedra, do vidro temperado e do aço, o elemento principal é a madeira, presente em praticamente todos os elementos que compõem esse estilo.
Isso porque, no estilo rústico, a imperfeição é uma das palavras mais importantes: tudo pode estar em seu estado natural.
Por isso, é muito comum tijolos aparentes ou desgastados, madeira envelhecida, paredes lascadas, além de plantas, flores e folhas verdes ou secas.
Sobre a iluminação nesse estilo, é sempre bem acolhedora e intimista: suave, quente e remetendo ao aconchego do fogo.
Com a estética dos lofts e galpões, o estilo industrial conquista os adeptos de uma apresentação que mistura a decoração com a própria construção do espaço.
Os ambientes são caracterizados por um pé-direito alto, trazendo ambientes abertos e integrados com janelas largas, paredes de tijolos, tubulações aparentes, valorização do concreto e do cimento queimado.
O espaço em si passa uma atmosfera mais fria, que pode ser contrastada com um mobiliário e objetos decorativos em tons mais quentes.
Inclusive, a mobília parece algo vindo diretamente de fábricas, como armários em estilo locker, organizadores, mesas metálicas, e itens afins.
Quando falamos na iluminação no estilo industrial, nos referimos a algo natural e abundante.
Aqui, é comum o uso de lustres pendentes com a fiação à mostra, muito característico desse estilo, além de lustres modernistas geométricos, luminárias de chão e trilhos metálicos de iluminação.
Certamente, um dos estilos de decoração de interiores mais autênticos!
O estilo vintage é uma verdadeira referência ao melhor do estilo dos tempos passados.
A principal característica desse estilo de decoração é o uso de móveis antigos, restaurados e em bom estado de conservação, que muitas vezes contêm uma boa lembrança e um grande afeto.
É uma sofisticada mistura de elementos dos anos 50 e 60 com peças mais atuais, resultando em um contraste interessante.
São parte de uma decoração em estilo vintage:
Deu para perceber que o estilo vintage trabalha muito a sensação de aconchego, certo?
Parte disso vem do uso correto da luz em ambientes com esse estilo.
O conforto visual vem, principalmente, da iluminação direta, com feixes de luzes distribuídos em vários pontos do ambiente.
Aqui, é comum o uso de lustres pendentes, abajures, candelabros e lamparinas: todos itens que tornam o espaço mais elegante e acolhedor.
O branco é o protagonista da decoração escandinava.
Isso se deve, principalmente, às influências vindas de lugares como Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia, e outras regiões frias que são referência de alta qualidade.
Inclusive esse aspecto invernal, somado aos dias curtos, escuros e quase sempre nublados, demandam cores mais claras, que trazem mais luz para os ambientes.
Por isso, se tratando da iluminação, evita-se ao máximo combinações que criem sombras ou deixem o ambiente mais escuro: é comum que as lâmpadas fiquem penduradas pela fiação apenas.
As cores são sempre neutras, há muita valorização da luz natural, e o mobiliário de alta qualidade geralmente é composto por elementos como a madeira, o couro e a lã.
As plantas também são muito utilizadas aqui, tornando esse um dos estilos de decoração de interiores mais sofisticados
Uma mistura do clássico e do rústico, o estilo provençal surgiu da tentativa das classes menos favorecidas copiarem o estilo de decoração dos nobres na França.
Logo, a madeira branca é o elemento mais presente nesse estilo de decoração – e, se as peças estiverem inacabadas, melhor ainda!
O uso do ferro forjado, dos tons pastéis como lavanda e verde-claro, além das estampas florais ajudam a finalizar a composição desse estilo que carrega muito bom gosto e um toque de humildade.
Toda a composição carrega um ar romântico, delicado, tornando esse estilo uma preferência para ambientes harmônicos e sem exageros.
Misturando o passado com a tecnologia atual, o estilo retrô é caracterizado pela recriação de móveis, eletrodomésticos e revestimentos.
O ambiente é composto por mobília mais arredondada (espelhos, mesas e cadeiras), pé palito, estampa floral e padrões geométricos, xadrez, além de cores vivas e muitos tons pastéis.
Uma mistura que exige equilíbrio e bom gosto.
Além disso, a iluminação do estilo retrô é bem característica: luminárias de chão, abajures, luzes amarelas e indiretas, com forte presença de velas e candelabros.
O conhecido estilo rocaille francês é caracterizado por muita exuberância e elegância.
A riqueza aqui existe para ser exibida, justamente por fazer referência ao estilo da realeza francesa da época, que exaltava muito o luxo.
A cor predominante é o dourado, complementado por tons mais suaves e que não o ofusquem.
As formas são sempre bem arredondadas, e a mobília carrega muitos adornos e acabamentos entalhados.
Agora você já tem uma lista completa de estilos de decoração de interiores para se inspirar e decorar a sua casa!
Prefira imagens e composições que tenham mais a ver com o ambiente da sua casa, levando em consideração o espaço disponível e todos os outros detalhes que possam influenciar na sua escolha.
Se esse artigo ajudou você, não esqueça de compartilhar com seus amigos!
Para mais dicas de decoração e design de interiores, acesse o blog da Klaxon.
Comentários