Estilos de decoração de interiores: fique por dentro de tudo

Foto: Reprodução/ Pinterest

Na hora de decorar ou redecorar a casa, o que mais queremos é que ela carregue a nossa personalidade e reflita nossa identidade em cada cantinho do ambiente.

E o que não faltam por aí são fontes de referências para ajudar a compor os gostos e preferências: mesclando tendências, cores e mobílias, cada cômodo se torna único e cheio de história.

Porém, se você veio até esse post, é porque ainda não sabe bem qual dos estilos de decoração de interiores mais combina com o seu cantinho, certo?

Além de pensar na parte estética, é preciso se atentar para a funcionalidade e o custo-benefício do estilo escolhido.

Para ajudar você a tomar a decisão mais assertiva na hora de decorar a sua casa, a equipe Klaxon preparou esse guia completo sobre estilos de decoração de interiores!

Fique por dentro de tudo e tire suas dúvidas, acompanhando nosso artigo até o final.

Boa leitura!

Pensando em luminárias para decorar e iluminar a sua casa? Vem conferir o catálogo completo da Klaxon e apaixone-se pelas nossas peças!

Estilo clássico

O famoso estilo que nunca sai de moda, o estilo clássico é aquele que traz ares do passado, apesar de não ficar limitado a exatamente um período.

As palavras-chave aqui são sofisticação e elegância, perfeito para quem busca por um visual mais luxuoso.

O estilo clássico se caracteriza, principalmente, por contrastes entre as cores das paredes e objetos, além de itens volumosos como tapetes e almofadas, e acessórios chamativos.

Ou seja, se você gosta de pendentes, colunas de mármores, espelhos grandes e ornamentos com flores, esse estilo vai ficar perfeito na sua decoração!

Estilo moderno

O moderno é sempre versátil: é aquele que agrada a maioria das pessoas e que vai bem em praticamente qualquer ambiente.

Aqui, o ponto principal é a funcionalidade, compondo o espaço com mobília e objetos que trazem simplicidade e praticidade para a rotina no ambiente.

São características principais de um ambiente em estilo moderno:

  • valorização da luz natural com grandes janelas;
  • mobiliário baixo e horizontal, com linhas retas e poucas curvas; 
  • paleta de cores neutra ou terrosa, com toques de cores para contrastes;
  • decoração mais simples e sem grandes exageros, com apelo para arte abstrata e padrões geométricos.

Um dos estilos de decoração de interiores mais escolhidos, o moderno é sempre uma tendência!

Estilo contemporâneo

Decoração moderna  Reprodução/@huganprojetos
Foto: Reprodução/@huganprojetos

Como a própria definição da palavra, o estilo contemporâneo é aquele que acompanha as tendências do seu tempo.

Esse estilo caminha na linha tênue entre a estética e a funcionalidade, valorizando o design ao mesmo tempo que o equilibra com a praticidade no ambiente.

As superfícies no estilo contemporâneo trazem o vidro liso, o cimento queimado e o inox, além de compor o ambiente com elementos e tecidos leves que passam a sensação de conforto e aconchego, com muita sofisticação.

As paredes são sempre neutras, e a cor do ambiente vem dos itens decorativos: almofadas, persianas, tapetes e outros itens em tons mais vibrantes.

No estilo contemporâneo, a iluminação é um tópico de muito destaque.

Aqui, o projeto de iluminação valoriza os pontos focais da decoração: as luzes são direcionadas, muitas vezes em quadros e esculturas, e abundantes de forma estratégica, além de ser comum encontrarmos a valorização da iluminação em estruturas como:

  • luzes embutidas;
  • paredes iluminadas;
  • trilhos de iluminação;
  • luminárias pendentes;
  • entre outros.

Quando optar pelo estilo contemporâneo de decoração, deixe o projeto de iluminação com quem entende: a Klaxon oferece as melhores opções para iluminação de cômodos.

Estilo minimalista

Estilo minimalista- Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Para os que buscam uma proposta de decoração menos consumista e, ainda assim, funcional, o minimalista é um dos estilos de decoração de interiores mais adequado.

A estética é bem clean: cores mais leves, poucos móveis e objetos decorativos, tudo com muito desapego e, mais ainda, organização.

A ideia é valorizar a iluminação natural e trazer mais amplitude para o ambiente, com o uso da madeira, alumínio, texturas, geometrias e sem estampas.

Aqui, o menos é mais!

Estilo rústico

O estilo rústico se caracteriza pelo uso de móveis e elementos decorativos que remetem ao natural e ao simples.

Com tons mais terrosos, variando entre o marrom e o avermelhado, o estilo rústico se baseia nas antigas casas do período colonial, que passam uma atmosfera mais amena e cheia de aconchego.

Apesar de fazer muito uso da pedra, do vidro temperado e do aço, o elemento principal é a madeira, presente em praticamente todos os elementos que compõem esse estilo.

Isso porque, no estilo rústico, a imperfeição é uma das palavras mais importantes: tudo pode estar em seu estado natural.

Por isso, é muito comum tijolos aparentes ou desgastados, madeira envelhecida, paredes lascadas, além de plantas, flores e folhas verdes ou secas.

Sobre a iluminação nesse estilo, é sempre bem acolhedora e intimista: suave, quente e remetendo ao aconchego do fogo.

Estilo Industrial

Com a estética dos lofts e galpões, o estilo industrial conquista os adeptos de uma apresentação que mistura a decoração com a própria construção do espaço.

Os ambientes são caracterizados por um pé-direito alto, trazendo ambientes abertos e integrados com janelas largas, paredes de tijolos, tubulações aparentes, valorização do concreto e do cimento queimado.

O espaço em si passa uma atmosfera mais fria, que pode ser contrastada com um mobiliário e objetos decorativos em tons mais quentes.

Inclusive, a mobília parece algo vindo diretamente de fábricas, como armários em estilo locker, organizadores, mesas metálicas, e itens afins. 

Quando falamos na iluminação no estilo industrial, nos referimos a algo natural e abundante.

Aqui, é comum o uso de lustres pendentes com a fiação à mostra, muito característico desse estilo, além de lustres modernistas geométricos, luminárias de chão e trilhos metálicos de iluminação.

Certamente, um dos estilos de decoração de interiores mais autênticos!

Estilo vintage

O estilo vintage é uma verdadeira referência ao melhor do estilo dos tempos passados.

A principal característica desse estilo de decoração é o uso de móveis antigos, restaurados e em bom estado de conservação, que muitas vezes contêm uma boa lembrança e um grande afeto.

É uma sofisticada mistura de elementos dos anos 50 e 60 com peças mais atuais, resultando em um contraste interessante.

São parte de uma decoração em estilo vintage:

  • mobília de madeira;
  • detalhes em ferro;
  • formas arredondadas;
  • tons pastéis e mais sóbrios.

Deu para perceber que o estilo vintage trabalha muito a sensação de aconchego, certo?

Parte disso vem do uso correto da luz em ambientes com esse estilo.

O conforto visual vem, principalmente, da iluminação direta, com feixes de luzes distribuídos em vários pontos do ambiente.

Aqui, é comum o uso de lustres pendentes, abajures, candelabros e lamparinas: todos itens que tornam o espaço mais elegante e acolhedor.

Estilo escandinavo

O branco é o protagonista da decoração escandinava. 

Isso se deve, principalmente, às influências vindas de lugares como Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia, e outras regiões frias que são referência de alta qualidade.

Inclusive esse aspecto invernal, somado aos dias curtos, escuros e quase sempre nublados, demandam cores mais claras, que trazem mais luz para os ambientes.

Por isso, se tratando da iluminação, evita-se ao máximo combinações que criem sombras ou deixem o ambiente mais escuro: é comum que as lâmpadas fiquem penduradas pela fiação apenas.

As cores são sempre neutras, há muita valorização da luz natural, e o mobiliário de alta qualidade geralmente é composto por elementos como a madeira, o couro e a lã.

As plantas também são muito utilizadas aqui, tornando esse um dos estilos de decoração de interiores mais sofisticados

Estilo provençal

Uma mistura do clássico e do rústico, o estilo provençal surgiu da tentativa das classes menos favorecidas copiarem o estilo de decoração dos nobres na França.

Logo, a madeira branca é o elemento mais presente nesse estilo de decoração – e, se as peças estiverem inacabadas, melhor ainda!

O uso do ferro forjado, dos tons pastéis como lavanda e verde-claro, além das estampas florais ajudam a finalizar a composição desse estilo que carrega muito bom gosto e um toque de humildade.

Toda a composição carrega um ar romântico, delicado, tornando esse estilo uma preferência para ambientes harmônicos e sem exageros.

Estilo retrô

Estilos de decoração de interiores retro
Foto: Reprodução/Pinterest

Misturando o passado com a tecnologia atual, o estilo retrô é caracterizado pela recriação de móveis, eletrodomésticos e revestimentos.

O ambiente é composto por mobília mais arredondada (espelhos, mesas e cadeiras), pé palito, estampa floral e padrões geométricos, xadrez, além de cores vivas e muitos tons pastéis.

Uma mistura que exige equilíbrio e bom gosto.

Além disso, a iluminação do estilo retrô é bem característica: luminárias de chão, abajures,   luzes amarelas e indiretas, com forte presença de velas e candelabros.

Estilo rococó

O conhecido estilo rocaille francês é caracterizado por muita exuberância e elegância.

A riqueza aqui existe para ser exibida, justamente por fazer referência ao estilo da realeza francesa da época, que exaltava muito o luxo.

A cor predominante é o dourado, complementado por tons mais suaves e que não o ofusquem.

As formas são sempre bem arredondadas, e a mobília carrega muitos adornos e acabamentos entalhados.

Independentemente do estilo de decoração que você escolher, a Klaxon tem a iluminação perfeita para o seu ambiente; confira!

Conclusão

Agora você já tem uma lista completa de estilos de decoração de interiores para se inspirar e decorar a sua casa!

Prefira imagens e composições que tenham mais a ver com o ambiente da sua casa, levando em consideração o espaço disponível e todos os outros detalhes que possam influenciar na sua escolha.

Se esse artigo ajudou você, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Para mais dicas de decoração e design de interiores, acesse o blog da Klaxon.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp