Dicas de decoração para sala: confira as tendências atuais

Foto: Reprodução/@melinaknopparquitetura

Quem não gosta de mudar a decoração da sala, um dos cômodos mais funcionais e importantes da casa?

A sala é onde recebemos visitas, reunimos família e amigos, assistimos um bom filme, e vivemos mais uma série de momentos que tornam a casa, de fato, um lar.

Para que esse cômodo esteja à altura de memórias incríveis, uma decoração com a personalidade dos moradores complementa a sensação de pertencimento e conforto no espaço.

Mas como saber qual das tendências de decoração mais combinam com a sala da sua casa?

A Klaxon, especialista em luminárias, traz aqui uma lista completa com dicas de decoração para sala, para ajudar você a fazer as melhores escolhas nesses momentos.

Acompanhe até o final e boa leitura!

A importância de planejar e de ter dicas de decoração para a sala

Cada casa segue uma identidade própria, refletindo a autenticidade dos seus moradores e decorada de forma a se apresentar como parte da rotina de quem mora ali.

Na sala, independentemente de seguir tendências de decoração, o importante é planejar de acordo com o propósito do projeto.

Leve em consideração tópicos como o custo-benefício, o espaço disponível, a mobília e as cores e, principalmente, a funcionalidade do cômodo.

A ideia de planejar a decoração da sala é justamente otimizar o espaço para que ele atenda a todas as necessidades de quem vai estar ali, unindo estética e funcionalidade.

Dicas de decoração para sala

Foto: Reprodução/@colleferrointeriores

Foto: Reprodução/@colleferrointeriores

Não importa o estilo de decoração da sua residência ou como é o espaço desse cômodo na sua casa: com certeza uma das nossas dicas de decoração para sala vai ser útil para você!

Confira abaixo itens essenciais que a gente separou e que são imprescindíveis como parte do projeto de decoração para sala:

Uso de tecnologia integrada

A modernização dos cômodos chegou para ficar, trazendo soluções inovadoras para tornar a sua casa um espaço mais inteligente e funcional.

Por isso, aproveitar a tecnologia para integrar o ambiente pode tornar a sua sala de estar muito mais aconchegante e versátil!

O uso de equipamentos que facilitam a rotina e ainda trazem o ar mais tech para o ambiente pode ser combinado com qualquer tipo de decoração, desde que seja bem harmonizado.

E a tecnologia integrada vai além de apenas aparatos eletrônicos, como assistentes pessoais e persianas automatizadas: são móveis planejados e pensados para aquele ambiente, uma iluminação de ponta e mais uma série de outros tópicos.

Escolha bem as cores

As cores de uma casa refletem bem a personalidade de quem mora nela: por isso, essa é uma das dicas de decoração para sala mais importantes da nossa lista!

Escolher a cor pode ser uma tarefa difícil, mas ela fica mais fácil quando se leva em consideração a mobília disponível e os objetos decorativos: baseie-se nas cores deles antes de decidir a cor que vai nas paredes da sala.

Dependendo da sua criatividade e preferência, navegue entre tons vibrantes para um destaque especial de uma parede específica, trazendo um aspecto mais conceitual para o espaço.

Se você não abre mão do clássico, a opção mais indicada são os tons mais sóbrios, e que podem combinar com mais facilidade com as diferentes peças decorativas, abrindo o leque de possibilidades de decoração.

Priorize a funcionalidade do ambiente

Dependendo do propósito da sala de estar da sua casa, o projeto deve estar alinhado com o que você espera de funcionalidade para o ambiente.

Se a sua sala for um cômodo apenas para o estar, é importante apostar em áreas de conversação, com um apelo mais intimista e aconchegante.

Agora, se a sua sala for um espaço para entretenimento visual, planeje o ambiente pensando no tamanho da TV e no conforto na hora de assistir aos seus programas favoritos.

Se a ideia é receber os amigos para momentos de conversa e descontração, vale a pena pensar em um cantinho para o bar ou o café!

Aposte na decoração com quadros

É importante saber harmonizar a decoração que vai à parede, como quadros, espelhos e outros itens afins.

Logo, na hora de escolher os quadros certos para decorar a sua sala, leve em consideração a cartela de cores disponível no ambiente, bem como o estilo de decoração que está sendo seguido e, o mais importante de tudo: a personalidade de quem mora ali.

Lembre-se sempre de optar por quadros que passam uma sensação de aconchego e conforto!

Dicas de iluminação para sala

Foto: Reprodução/@marianabarreto.arquitetura

Foto: Reprodução/@marianabarreto.arquitetura

Parte essencial em qualquer roteiro de dicas de decoração para sala, a iluminação tem o poder de transformar por completo qualquer ambiente da sua casa.

Antes de começar a pensar em como será a iluminação da sua sala, faça uma análise completa do espaço, levando em consideração a luz natural já ali presente e quais os propósitos da sala para a rotina de quem vai frequentar o local.

Depois disso, é interessante pensar em pontos de luz estratégicos para valorizar objetos de decoração, áreas temáticas, e o que mais você desejar que esteja presente na sua sala.

O mais indicado para salas, no geral, são luzes difusas, que se espalham pelo ambiente e trazem maior conforto para as vistas das pessoas, tornando o espaço ainda mais aconchegante.

É possível obter esse tipo de iluminação com:

  • lustres;
  • sancas;
  • LEDs embutidos;
  • pontos de luzes direcionados;
  • e muito mais!

Não importa qual seja a escolha de iluminação da sua sala: a Klaxon tem todas elas! Clique aqui para conferir nosso catálogo completo e garantir a luminária perfeita para a sua sala!

Conclusão

Planejar toda a decoração da sala da sua casa pode ser uma tarefa muito divertida e cheia de personalidade!

Combinando os elementos certos e valorizando toda a autenticidade dos moradores, é possível chegar a um resultado de decoração que combina a versatilidade com o bom gosto.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração para sala? Não esqueça de compartilhar com quem também pode se interessar!

Para mais dicas de design de interiores, confira o blog completo da Klaxon, clicando aqui.

Share

Post por 

Enter your keyword:

Digite a sua mensagem e fale conosco
Conversar por WhatsApp